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Motores Elétricos

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O motor de indução funciona a partir de dois campos magnéticos girantes e é amplamente utilizado em atividades industriais, especialmente as que envolvem a geração de energia elétrica. De estrutura e funcionamento considerados simples, o motor de indução trifásico é composto basicamente por um rotor (parte móvel do motor) e um estator (parte fixa) que funcionam de forma simultânea, além de um espaço entre essas duas estruturas — que recebe o nome de entreferro.

Tanto rotor como estator são compostos por finas chapas de aço magnético em forma de anel, que são tratadas de forma a reduzir perdas do campo magnético. O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica. O rotor, por sua vez, é uma estrutura que gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia. As estruturas do rotor e do estator são montadas a partir de um eixo em comum, por onde passa um enrolamento trifásico que permite a passagem do fluxo magnético que, por sua vez, forma três circuitos simétricos interligados. O resultado é uma interligação em forma de estrela ou em triângulo.